OnLive: Fim do hardware?



Imagem




O mercado de games está em expansão, isso não é novidade para ninguém. Os gráficos estão ganhando maior rigor, a jogabilidade maior atenção, o investimento está sendo maior e o retorno muito lucrativo. As formas como os jogos estão chegando até o jogador também estão mudando, o mercado facilitou a distribuição de jogos ao criar lojas que não oferecem a mídia física, mas o download dos jogos sem perdas de experiência. Mas o que aconteceria se os jogos não precisassem mais ser instalados? O que aconteceria se os jogos não precisassem ir até você? O que aconteceria se você não precisasse mais de hardware? Aconteceria Onlive.




O que é?




Onlive é uma plataforma de jogos online anunciada em 2009 e lançada no mercado americano em junho 2010. Ok. E o que é uma plataforma online de jogos? Uma plataforma online jogos é uma plataforma que utiliza conceitos de computação em nuvem para executar os jogos. Aham. E o que seria computação em nuvem? Computação em nuvem, como alguns podem pensar erradamente, não se trata apenas de o armazenamento de informação na internet (rede de computadores mundial), não se trata apenas da substituição do seu HD por um HD em algum lugar do mundo em algum servidor qualquer, o qual você tem acesso em qualquer lugar desde que tenha acesso a internet. Não. O conceito de computação em nuvem é muito mais abrangente e propõe que toda e qualquer computação (processamento e transição de dados) seja feita usando a internet como plataforma, ou seja, o usuário não precisa mais de um computador para ter seus dados processados, não precisa mais de hardware, mas sim de acesso a internet.




E é justamente o que o Onlive faz, os jogos são sincronizados, renderizados e armazenados em servidores remotos e são "entregues" via internet. A responsabilidade de processamento é retirada das costas de seu PC, de seu hardware e é entregue a banda disponível de sua internet. Similarmente como é feito com vídeos, o seu jogo é enviado em forma de Streaming (forma de distribuir informação via fluxo de pacotes) e recebido pelo computador, assim outro requisito necessário ao funcionamento do Onlive, além da internet, é a capacidade de reproduzir vídeos, o que a maioria dos computadores oferece, seja de baixo ou alto custo.




Como a plataforma para executar os jogos é a internet, qualquer dispositivo poderia receber o resultado dessa execução. Dentre os dispositivos suportados estão os convencionais PCs, tablets com android ou ipads e TVs com acesso a internet. TVs? Mas como vou jogar em uma TV? Pelo controle remoto? Não, nada disso. O Onlive oferece um dispositivo chamado de "MicroConsole" que poderá conectar ao serviço e permitir o uso de 4 controles sem fio e headsets bluetooth, além de entradas USBs para teclados e mouses. O aparelho sai por U$99,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CABO PARA EXTRAIR KEY SEM CORTES NO DRIVE

Usando mídias RICOH e RITEK no Burner Max!